Comércio Justo

O comércio justo é um modelo de comercialização alternativa que busca aliar a maximização dos lucros com o desenvolvimento sustentável e pauta suas relações pela ética, engajando lucro e responsabilidade social e ambiental.

Os produtos e serviços com certificação de Comércio Justo/Fair Trade devem atender a determinados princípios e critérios para que possam ser certificados pelas empresas certificadoras. Dentre estes, podemos destacar:

  • Preservação ambiental
  • Cuidado com a saúde dos trabalhadores
  • Eliminação de intermediadores especulativos
  • Garantia de pagamento de preço justo aos pequenos produtores
  • Valorização do trabalho e garantia dos direitos da mulher
  • Defesa dos direitos das crianças
  • Justiça Social

A certificação funciona como uma cadeia, onde não apenas o produtor (na forma de cooperativa ou associação) é certificado, mas as indústrias também, de forma que toda a cadeia produtiva segue as regras do comércio justo.

O mercado de produtos e serviços certificados como sendo comercialmente justos vem crescendo ao longo dos últimos anos com a crescente conscientização dos consumidores sobre o impacto de seu consumo no desenvolvimento da sociedade.

O propósito deste tipo de comercialização é gerar oportunidades para produtores que foram sobre explorados economicamente ou marginalizados pelo sistema convencional de comércio além de equalizar os direitos trabalhistas que geram distorções no preço final dos produtos. Esta parceria comercial, baseada em diálogo, transparência e respeito tem como objetivo final uma maior equidade no comércio internacional.

Economia de Água em Condomínios

Estamos desenvolvendo um novo serviço para auxiliar os condomínios e moradores a usar melhor a água, responda abaixo e colabore com o desenvolvimento de nosso serviço.