Fluxo de Caixa

 

Organizar as finanças de uma empresa não é fácil. Fazer as melhores escolhas e aperfeiçoar o processo gerencial e financeiro é ainda mais complicado, principalmente se o empresário não tiver formação na área ou se o negócio ainda estiver muito no início.

Uma projeção de fluxo de caixa demonstra todos os pagamentos e recebimentos esperados em um determinado período de tempo. O empresário precisa de uma visão geral sobre todas as funções da empresa, como: pagamentos, recebimentos, compras de matéria-prima, compras de materiais secundários, salários e outros, por que é necessário prever o que se poderá gastar no futuro dependendo do que se consome hoje.

O fluxo de caixa é uma ótima ferramenta para auxiliar o administrador de determinada empresa nas tomadas de decisões. É através desta planilha que os custos fixos e variáveis ficam evidentes, permitindo-se desta forma um controle efetivo sobre determinadas questões empresariais como o planejamento sobre os investimentos, sabendo quanto pode ser investido hoje sem ficar descapitalizado no futuro e saber poder planejar investimentos futuros com base nas projeções e no planejamento.

Dicas para o uso desta ferramenta:

a) Sempre que for necessário, busque o apoio de um especialista para ajudar a avaliar as finanças da empresa. As finanças são a saúde da empresa e com saúde não se brinca.

b) Considere diferentes cenários, otimistas, pessimistas e a sazonalidade do negócio, como por exemplo, se for um comércio as épocas em que as vendas aumentam como dia das mães, natal, dia das crianças, ou se for uma empresa de estética e saúde, como academias e clínicas de estéticas que tendem a ficar mais cheias perto da época do verão.

c) Conheça bem os impostos incidentes sobre o negócio, em muitos casos o governo é o maior “sócio” do empreendedor, ficando com boa parte da lucratividade do negócio.

d) Verifique o mercado, seus concorrentes e procure as informações para validar suas estimativas e projeções de fluxo de caixa para poder evitar surpresas no futuro próximo quando as mudanças são mais difíceis.

e) Utilize sempre o fluxo de caixa, especialmente para planejar compras de materiais e mercadorias. Em outras palavras, no momento que for comprar, procure planejar a data de recebimentos com alguns dias de antecedência ao de pagamento

Elaborando um fluxo de caixa o empresário poderá visualizar a situação financeira da empresa no futuro próximo, seja esse futuro medido em dias, semanas ou meses, dependendo da natureza do negócio que influência na natureza de suas contas a pagar e a receber. Podendo prever situações difíceis ou boas no futuro próximo, o empresário terá mais tempo para as decisões e assim poderá definir um melhor caminho, reduzindo despesas para manter a margem de lucratividade, promoções para reduzir o estoque, fazer investimentos, renegociar suas dívidas, entre outras medidas.

A ferramenta de fluxo de caixa deve ser acompanhada de outras ferramentas de análise gerencial e financeira para que juntas possam fornecer instrumentos para uma melhor decisão por parte do empresário.

Quer saber mais? Gostaria de aplicá-lo em sua empresa e têm dúvidas de como fazê-lo? Entre em contato conosco.

ema@economiadomeioambiente.com.br

Economia de Água em Condomínios

Estamos desenvolvendo um novo serviço para auxiliar os condomínios e moradores a usar melhor a água, responda abaixo e colabore com o desenvolvimento de nosso serviço.