Economia de Gás

Antes de comprar qualquer equipamento verifique sua eficiência na queima do gás. A descisão na hora da compra pode custar mais do que o preço pago pelo equipamento. O consumo do gás ao longo da vida útil do equipamento representa o maior gasto relacionado com a função de aquecer a água do banho ou o uso do fogão/forno. Entre no site do CONPET ou clique aqui.

Na cozinha:

Antes de abrir o gás de um queimador, tenha em mãos fósforos ou prepara-se para acionar o acendedor automático.

Para aquecer a água, opte por chaleiras fechadas. O aquecimento é mais rápido em panelas, chaleiras fechadas pelo aumento da pressão interna e com isso economiza-se gás.

As chamas do gás devem apresentar coloração azulada. A presença de tonalidades amareladas, que sujam o fundo da panela, é sinal de que os queimadores estão sujos ou desregulados, o que aumenta o consumo de gás. Mantenha os queimadores sempre limpos, lavandos-os com água e detergente. Coloque-os no lugar somente quando estiverem completamente secos e verifique se estão corretamente acoplados.

Não deixe a panela no fogo ou o forno ligado para fazer outras coisas fora da cozinha. Por esquecimento, você corre o risco de queimar a comida ou de provocar um grave acidente.

Sempre que possível, use panelas de pressão, que cozinham os alimentos em temperatura mais alta e, portanto, consomem menos gás. Use panelas de pressão com a certificação do INMETRO. A válvula de alívio deve estar desobstruída e a borracha de vedação em bom estado. Faça manutenção periódica da sua panela no serviço autorizado do fabricante.

Use panelas de tamanho adequado para a quantidade de alimento que você vai cozinhar. Quanto maior o tamanho da panela, maior será o tempo necessário para o seu aquecimento e, com isso, mais consumo de gás.

Use o queimador do fogão com tamanho adequado à panela. Para panelas grandes, use o queimador maior; para pequenas e médias, use os queimadores menores. Centralize a panela no queimador. Ao retirar a panela do fogão, apague o fogo imediatamente.

Procure programar o horário das refeições da sua família para reduzir a necessidade de reaquecer os alimentos.

Panelas já muito usadas, com o fundo arrendondado ou irregular não apóiam bem e correm o risco de tombar, além de aumentar o consumo de gás. Substitua suas panelas quando necessário. Prefira panelas de base larga e plana.

Use a quantidade de água adequada ao cozimento, deixando espaço para o aumento de volume. Durante o cozimento, mantenha sempre as panelas bem tampadas para aproveitar melhor o calor. Alimentos duros ou mais consistentes dever ser colocados de molho previamente. Assim, cozinham mais rápido.

Para evitar acidentes não deixe o cabo da panela voltado para a área de circulação das pessoas. Não deixe crianças se aproximarem do fogão. Nunca feche a tampa de vidro do fogão com os queimadores acesos, ainda quente ou escapando gás.

Regule o botão do forno para a temperatura adequada ao assado. Evite abrir com freqüência a porta do forno enquanto ele estiver ligado. Sempre feche devagar a porta do forno para evitar o apagamento da chama.

Não deixe o alimento na fervura mais tempo do que o necessário. Manter a fervura em fogo alto não apressa o cozimento, apenas fará com que mais água se evapore. Para economizar gás, diminua a chama logo após o início da fervura.

Quando não estiver usando o fogão, mantenha o registro do gás fechado. Habitue-se a verificá-lo rotineiramente antes de dormir ou ao sair de casa.

Mantenha os queimadores sempre limpos, lavandos-os com água e detergente. Coloque-os no lugar somente quando estiverem completamente secos e verifique se estão corretamente acoplados.

Evite o transbordamento de líquidos sobre os queimadores. Além de ficarem entupidos, eles podem se apagar, criando uma situação de risco. Isto é comum durante a fervura de leite e o cozimento de macarrão. Se ocorrer derramamento, limpe o queimador assim que ele esfriar.

Sempre que possível use o forno para assar ou esquentar vários alimentos simultaneamente, otimizando assim sua utilização. Diminua a chama quando o forno chegar a temperatura desejada e desligue-o imediatamente após retirar o alimento.

No banheiro:

Mantenha o sistema de ignição funcionando perfeitamente. Se não acender o fogo na primeira tentativa fique atento pois o sistema de ignição pode estar com problemas. Existe o risco de explosão, chame um técnico.

Para o acendimento automático, verifique sempre as pilhas.

Evite banhos prolongados, assim economiza o gás e água.

Evite ligar a torneira de água quente da pia.

Ajuste sempre a temperatura do termostato do aquecedor a sua necessidade de acordo com a estação do ano.

Para aquecedores do tipo boiler, procure organizar o banho da família para o mesmo horário. A água residual do final do banho que fica dentro do boiler e o aquecimento da estrutura ajuda a economizar gás para os próximos usuários.

Assim que ninguém mais for tomar banho desligue a chama piloto se seu aquecedor não for automático.

VERIFIQUE TODAS AS INTRUÇÕES DE SEGURANÇA DE INSTALAÇÃO E DE USO. NÃO ESQUEÇA QUE A UTILIZAÇÃO DO GÁS É PERIGOSA E PRECISA SER FEITA COM CUIDADO.

 

Economia de Água em Condomínios

Estamos desenvolvendo um novo serviço para auxiliar os condomínios e moradores a usar melhor a água, responda abaixo e colabore com o desenvolvimento de nosso serviço.