Poluentes do Ar

a) Monóxido de Carbono (CO)

Descrição: gás incolor e inodoro, tóxico para animais; forma-se durante a combustão incompleta de combustíveis que contêm carbono                                  (2 C + O2 → 2 CO)

Principais origens humanas: cigarro, combustão incompleta de combustíveis fósseis.

Efeitos à saúde: reagem com a hemoglobina nas hemácias e reduz a capacidade do sangue de levar oxigênio às células e aos tecidos do corpo. Isso desabilita a percepção e o raciocínio; retarda os reflexos; causa dor de cabeça; sonolência, tontura  e náusea; pode provocar ataque cardíaco e angina; danifica o desenvolvimento do feto e de crianças pequenas; agrava bronquite crônica, o enfisema e a anemia. Em altos índices pode causar desmaio, coma, danos cerebrais irreversíveis e morte.

b) Dióxido de Nitrogênio (NO2)

Descrição: gás vermelho-amarronzado irritante que dá ao smog a cor marrom; na atmosfera pode ser convertido em ácido nítrico (HNO3), um importante componente da deposição ácida (chuva ácida).

Principais origens humanas: combustíveis fósseis quem queimam em veículos motorizados e usinas termoelétricas e indústrias.

Efeitos à saúde: irrita e prejudica os pulmões; agrava a asma e a bronquite crômica; aumenta a suscetibilidade a infecções respiratórias, como gripe e resfriados comuns (principalmente em crianças pequenas e idosos).

Efeitos ambientais: reduz a visibilidade; a deposição ácida do dióxido de nitrogênio pode danificar árvores, solo e a vida aquática em lagos.

Danos a propriedade: o dióxido de nitrogênio pode corroer metais e destruir pedras em construções, estátuas e monumentos; o NO2 (óxido nítrico) pode danificar tecidos.

c) Dióxido de Enxofre (SO2)

Descrição: incolor, irritante; forma-se principalmente da queima de combustíveis fósseis que contenham enxofre, como o carvão e o petróleo               (S + O2 → SO2); na atmosfera, pode ser convertido em ácido sulfúrico (H2SO4), um importante componente da deposição ácida (chuva ácida).

Principais origens humanas: carvão queimado em usinas elétricas e processos industriais

Efeitos à saúde: problemas de respiração em pessoas saudáveis; obstrução das vias respiratórias em pessoas que sofrem de asma; a exposição crônica pode causar uma condição permanente semelhante à bronquite.

Efeitos ambientais: reduz a visibilidade; a deposição ácida do ácido sulfúrico (H2SO4) pode danificar árvores, solo e vida aquática em lagos.

Danos a propriedade: o dióxido de enxofre e o ácido sulfúrico podem corroer metais e destruir pedras em construções, estátuas e monumentos; o SO2 (dióxido de enxofre) pode danificar tintas, papel e couro.

d) Matéria Particulada Suspensa

Descrição: variedade de partículas e gotas (aerossóis) pequenas e leves o suficiente para permanecerem suspensas na atmosfera durante períodos curtos (partículas grandes) ou períodos longos (partículas pequenas); causa fumaça, pó e neblina.

Principais origens humanas: queima de carvão em usinas termelétricas e indústrias, queima de diesel e outros combustíveis em veículos, agricultura em lavras e queima dos campos, estradas não pavimentadas, mineração e construções.

Efeitos à saúde: irritação no nariz e garganta, danos aos pulmões; agrava bronquite e asma; partículas tóxicas (chumbo, cádmio, PCBs - classe de organoclorados - e dioxinas) podem causar mutações, problemas reprodutivos e câncer.

Efeitos ambientais: reduz a visibilidade; a deposição ácida do ácido sulfúrico (H2SO4) pode danificar árvores, solo e vida aquática em lagos.

Danos a propriedade: corrói metais, mancha e descolore construções, roupas, tecidos e tintas.

e) Ozônio (O3)

Descrição: gás irritante altamente reativo e de odor desagradável; forma-se na troposfera como importante componente do smog fotoquímico.

Principais origens humanas: reações químicas com componentes orgânicos voláteis (COVs, emitidos principalmente por carros e indústrias) e óxidos de nitrogênio para formar o smog  fotoquímico.

Efeitos a saúde: problemas respiratórios; tosse; irritação nos olhos, no nariz e garganta; agrava doenças crônicas, como asma, bronquite, enfisema e problemas cardíacos, reduz resistência a resfriados e pneumonia; pode acelerar o envelhecimento dos tecidos do pulmão.

Efeitos ambientais: o ozônio pode danificar plantas e árvores; o smog pode reduzir a visibilidade.

Danos a propriedade: pode danificar borracha, tecidos e tintas.

f) Chumbo

Descrição: metal sólido tóxico e seus compostos, emitidos na atmosfera como matéria particulada.

Principais origens humanas: tintas antigas, caldeiras (refinarias de metal), fabricação de chumbo, baterias de armazenamento, gasolina chumbada.

Efeitos a saúde: acumula-se no corpo; causa danos cerebrais e outros no sistema nervoso e retardo mental (principalmente em crianças); problemas digestivos e outros problemas de saúde; algumas substâncias químicas que contém chumbo causam câncer em cobaias.

Efeitos ambientais: pode prejudicar a vida animal.

Economia de Água em Condomínios

Estamos desenvolvendo um novo serviço para auxiliar os condomínios e moradores a usar melhor a água, responda abaixo e colabore com o desenvolvimento de nosso serviço.