Sustentabilidade Micro, Pequena e Média Empresa

Os pequenos negócios precisam trazer para o cotidiano a discussão da sustentabilidade como um modelo de desenvolvimento que atenda às necessidades econômicas, sociais, ambientais e tecnológicas. As grandes empresas encabeçam o movimento, mas é impossível pensar em desenvolvimento sustentável sem engajar as cadeias produtivas e as Micro e Pequenas empresas.

Uma empresa sustentável é também uma empresa rentável por definição. Não existe incompatibilidade entre um empreendimento rentável e uma gestão voltada para a sustentabilidade. Uma empresa com práticas sustentáveis reduz seus custos operacionais por consumir menos água, energia e matéria-prima, além de reduzir a geração de resíduos e poluição. Ao diminuir os custos, as empresas aumentam a competitividade. Por outro lado, conquistam novos clientes, já que o consumidor, cada vez mais consciente e bem informado sobre os efeitos ambientais e processos produtivos sustentáveis. Através desse processo a empresa busca uma maior inserção no seu meio social, sendo valorizada pela sociedade.

Ao fortalecer sua imagem frente aos consumidores e a comunidade, o negócio ganha força e isso se traduz em aumento da fatia de mercado e fidelização dos clientes que cada vez mais estão reconhecendo a importância do consumo consciente através da adoção de boas práticas ambientais e da responsabilidade social.

Para promover a competitividade e a sustentabilidade no segmento das empresas de micro e pequeno porte a EMA – Economia do Meio Ambiente atua nas seguintes frentes:

  • Diagnóstico da situação atual: Verificamos a situação atual da empresa em relação a sua gestão empresarial, ambiental e social.

  • Planejamento estratégico: Após a etapa de diagnóstico, apresentamos a situação ao empresário com sugestões de melhoria, o empresário estabelece um posicionamento estratégico para a empresa no futuro.

  • Plano de ação: Sabendo como a empresa gostaria se posicionar na sociedade, traçamos um plano de ações com objetivos de curto, médio e longo prazo.

  • Missão, Visão e Valores: Para que a cultura sustentável seja alcançada, todos os interessados devem participar. Esse processo começa com o estabelecimento da missão, visão e valores da empresa e com o comprometimento do empresário e de todos os colaboradores para que todos participem desse processo.

  • Monitoramento, Mensuração e Avaliação de ações: Estes mecanismos têm como objetivo delinear o caminho que está sendo percorrido e ressaltar o que a empresa está fazendo de melhor e aonde ainda existe oportunidade de melhorias. A avaliação crítica desses dados é fundamental para um melhor entendimento da empresa e da sua atuação no mercado.

  • Mapeamento e engajamento de partes interessadas: O engajamento de clientes e fornecedores ajuda a viabilizar as ações com a possibilidade de ganhos múltiplos, ganhos de escala. Estas alianças devem ser tratadas como uma estratégia com um objetivo comum.

  • Desenvolvimento e implantação de Código de Ética: É um instrumento que busca a realização dos princípios, visão e missão  da empresa. Orienta os colaboradores sobre a postura e atitude ideais e moralmente aceitas, promovendo atitudes corretas e em linha com a boa imagem da empresa ajudando assim a explicitar a postura social da empresa frente aos diferentes interessados.

  • Criação e desenvolvimento de ferramentas internas de comunicação: Esta etapa permite conhecer melhor os clientes, colaboradores e todos as partes interessadas. Amplia as chances de sucesso do negócio ao conhecer novas idéias, sugestões e críticas por parte das pessoas que participam do dia-a-dia da empresa.

  • Capacitações dos colaboradores: O treinamento dos colaboradores objetiva a excelência na aplicação das práticas como foco na sustentabilidade e na difusão dessas práticas fora do ambiente de trabalho.

Economia de Água em Condomínios

Estamos desenvolvendo um novo serviço para auxiliar os condomínios e moradores a usar melhor a água, responda abaixo e colabore com o desenvolvimento de nosso serviço.