Servicizing

Com o advento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei 12.305/2010, novas formas de comercialização estão ganhando força no mercado brasileiro. Este texto trata do Servicizing ou Serviço Função-Produto como uma maneira das empresas se diferenciarem para o consumidor e atenderem a responsabilidade pelo ciclo de vida do produto impostas pela nova legislação. Esta nova modalidade tem como objetivo a eficiência na aplicação dos recursos físicos e financeiros através de um novo tipo de relacionamento comercial entre o produtor e o consumidor, aonde o que se comercializa é a função, ou seja, a utilidade do produto.

Para explicar melhor essa modalidade, imagine um ar condicionado ou um aquecedor e a necessidade do consumidor de controlar a temperatura do ambiente. Ao comprar o produto é necessária a instalação e a manutenção normalmente feitas pela empresa fabricante ou por alguma associada autorizada e ao final da vida útil do produto, o problema do descarte é normalmente do consumidor que agora precisa dar um destino adequado ao produto. Normalmente o descarte adequado é um grande problema para alguns produtos. 

Imagine essa situação com o servicizing aonde a necessidade do consumidor é de manter a temperatura num determinado nível, digamos 22°C, ele contrata a empresa especializada nesse ramo para conseguir atender sua demanda. O modo pelo qual a empresa atingirá esse resultado depende de diversos fatores como, por exemplo, o isolamento térmico do local e a eficiência dos aparelhos de refrigeração do ar. A empresa contratada pode oferecer a quantidade de aparelhos que julgar necessário para atingir a meta estabelecida, mas pagará pelo uso da energia elétrica fornecida para o acionamento dos aparelhos. A empresa também manterá a propriedade sobre os aparelhos e cuidará do descarte dos aparelhos ao final da vida útil. Como a empresa contratada tem o interesse pela eficiência do uso dos recursos ela tenderá a unir-se a outros prestadores de serviço, para o exemplo dado, a troca das janelas para aumentar o isolamento térmico, a troca do sistema de iluminação, a melhoria do revestimento das paredes para aumento do isolamento térmico entre outras parcerias.

Quais as vantagens desse sistema para a economia como um todo?

Aumenta o conforto do cliente por não ter que se preocupar com o descarte final dos produtos. O consumidor não será surpreendido com os custos da manutenção eventual ou outros custos ocultos como a perda de eficiência do produto gerando aumento do consumo dos fluxos necessários para operação do produto (gasolina, energia elétrica, tinta, etc). Despesas previsíveis são melhores para projeções de fluxos de caixa e segurança do negócio.

A empresa ofertante buscará oferecer equipamentos de melhor qualidade que durem mais e que exijam menos manutenção, ou seja melhorará a eficiência. Além disso, a empresa buscará oferecer e desenvolver equipamentos mais fáceis de serem reaproveitados no ciclo de vida do produto, pois terá que se preocupar com o descarte, logo se o equipamento tiver partes reaproveitáveis ou recicláveis, a empresa economizará com a aquisição de novas peças. A empresa terá um forte incentivo para a pesquisa e o desenvolvimento. O incentivo a pesquisa e desenvolvimento possui uma influência positiva em toda sociedade e economia como um topo.

Exemplos de Servicizing que já estão sendo oferecidos mundo afora.

Transporte – o que interessa ao cliente é mobilidade urbana. Ao invés de vender carros, existem empresas oferecendo aluguel de carros com e sem motorista, cobrando de diversas maneiras.

Carpete – serviço de forração do piso. A empresa oferece o serviço de forração por tempo determinado e cuida para que as áreas mais usadas (corredores) sejam mais resistentes e mais fáceis de substituir. Além disso, cuidam para que o produto empregado seja de fácil descarte (biodegradável) ou reciclável ao máximo. Cuidado do ciclo de vida do produto.

Copiadora – oferecendo o serviço de cópia, mantendo a propriedade do equipamento a empresa busca criar equipamentos fáceis de serem recicláveis, que sejam eficientes no uso das tintas. Alugar a fotocopiadora e ter que comprar o toner não garante a eficiência do mesmo na aplicação no papel.

Mobilidade vertical (elevadores) – sendo eficiente na oferta de produtos que atendam a demanda, a empresa poderá recuperar materiais ao final da vida útil, economizar com ganhos de eficiência ao projetar equipamentos mais leve e energeticamente eficientes.

Solventes – serviço de dissolução – oferecer o serviço de dissolução recuperando o material ao final do processo e assim reaproveitando elementos químicos muitas vezes valiosos.

Desengordurante – cobrança pelo metro quadrado desengordurado. Quanto mais eficiente for o produto, menos a empresa produtora irá gastar na logística e com isso terá um diferencial de mercado.

Economia de Água em Condomínios

Estamos desenvolvendo um novo serviço para auxiliar os condomínios e moradores a usar melhor a água, responda abaixo e colabore com o desenvolvimento de nosso serviço.