Solo

O solo é uma mistura complexa de matéria orgânica em decomposição, água, ar, mistura de diversas rochas erodidas, nutrientes minerais, muitos organismos vivos.

É um recurso renovável, porém sua renovação natural acontece de forma lenta e gradual. É a base da vida na Terra, suportando fisicamente as plantas, animais e estruturas físicas e fornece nutrientes fundamentais para o crescimento das plantas. Possui uma ligação direta com o homem ao suportar seu peso físico e de suas estruturas e indireta ao fornecer nutrientes para as plantas que alimentarão o homem.

É fundamental para o ciclo da água armazenando, filtrando e dosando o escoamento da água na medida em que chove. Auxilia na decomposição e na reciclagem de resíduos biodegradáveis e ajuda a seqüestrar o carbono da atmosfera armazenando-o na forma de compostos de carbono.

Camadas de Solos Maduros

Os solos maduros, desenvolvidos ao longo de muito tempo, estão dispostos em uma série de camadas horizontais, chamadas horizontes do solo, cada uma com sua própria textura e composição, que varia de acordo com os diferentes tipos de solo. A visão do corte transversal dos horizontes de um solo é chamada de perfil do solo. A maioria dos solos tem pelo menos três dos possíveis horizontes.

A camada superior é chamada de serapilheira ou horizonte O. É formada principalmente de folhas, ramos, resíduos de plantas, animais, fungos e outros materiais orgânicos que ainda estão em decomposição. Em geral, essa camada é marrom ou preta.

A camada superficial, ou horizonte A, é constituída de uma mistura porosa de matéria orgânica parcialmente decomposta chamada de húmus e algumas partículas minerais inorgânicas. Esta camada costuma ser mais escura e fofa que as camadas mais profundas. Um solo fértil , cujas safras são altamente produtivas, apresenta uma espessa camada superficial, com bastante húmus. Tal composição ajuda a superfície e reter água e nutrientes absorvidas pelas raízes das plantas.

As raízes da maioria das plantas e a maior parte da matéria orgânica do solo estão concentradas nas duas camadas superiores do solo. Enquanto a vegetação segura essas camadas, o solo armazena água e a libera em forma de um nutritivo gotejamento.

As duas camadas superiores da maioria dos solos bem desenvolvidos estão repletas de bactérias, fungos, minhocas e pequenos insetos, que interagem em complexas teias alimentares.  As bactérias e outros microorganismos decompositores encontrados aos bilhões em cada palmo da superfície do solo quebram os complexos compostos orgânicos em compostos inorgânicos mais simples e solúveis em água. A umidade do solo contendo esses nutrientes dissolvidos é sugada pelas raízes das plantas e transportada ao longo dos caules para as folhas, como parte dos processo de ciclos químicos da Terra.

A cor da camada superficial do solo sugere seu nível de adequação para plantação. Uma camada superficial marrom-escura ou preta é rica tanto em nitrogênio como em matéria orgânica. Superfícies marrons, amarelas, e vermelhas são pobres em matérias orgânicas e precisam de enriquecimento de nitrogênio para sustentar a maioria das plantações.

Os espaços, ou poros, entre as partículas sólidas orgânicas e inorgânicas nas camadas superiores e inferiores do solo contêm distintas quantidades de ar (principalmente oxigênio e nitrogênio) e água. As raízes das plantas necessitam de oxigênio para a respiração celular.

A precipitação que chega até o solo é filtrada através das camadas e ocupa grande parte dos espaços abertos ou poros. Esse movimento descendente da água para o solo é chamado de infiltração. À medida que a água vai se infiltrando, ela dissolve inúmeros minerais  e matéria orgânica nas camadas superiores, levando-os às camadas inferiores, em um processo conhecido como lixiviação.

Os solos variam quanto ao conteúdo de argila (partículas bastante finas), silte (partículas finas), areias (partículas medianas) e cascalho (partículas grandes ou muito grandes).

Para verificar a composição do solo, pegue uma pequena quantidade de solo da camada superficial, umedeça-o e efregue-o entre os dedos e o polegar. Um toque pegajoso denota grande quantidade de argila, e você deve conseguir enrolá-la como uma massa esférica. O solo silte é macio, como farinha. Um solo superficial, mais adequado ao crescimento das plantas, tem uma textura entre esses dois extremos – friável e esponjoso – com muitas partículas aglutinadas.

A acidez ou alcalinidade do solo, medida pelo seu pH, influencia a absorção de nutrientes pelas plantas. Componentes químicos podem ser adicionados para aumentar ou diminuir a acidez dos solos.


 

Economia de Água em Condomínios

Estamos desenvolvendo um novo serviço para auxiliar os condomínios e moradores a usar melhor a água, responda abaixo e colabore com o desenvolvimento de nosso serviço.