Biodiversidade

A biodiversidade pode ser definida como o conjunto das formas de vida que existem em determinada região ou ecossistema ou no planeta. É a riqueza de espécies oferecidas pela natureza através de seu processo de evolução e seleção natural que vai desde as espécies unicelulares com mecanismos de vida bem simples até as mais complexas aonde a espécie humana encontra-se.

A grande preocupação que existe hoje é a de que o ser humano esteja provocando o desaparecimento de muitas espécies num curto espaço de tempo, o que poderá conduzir à redução drástica dessa biodiversidade. Esse desaparecimento deve-se à prática intensiva da agricultura, à construção de barragens, à crescente urbanização, à destruição das florestas, à poluição, a introdução de espécies exóticas em ecossistemas sem a proteção co-evolutiva que seus ecossistemas originais têm a elas. As atividades humanas geram impactos que muitas vezes levam a destruição dos habitats principalmente devido à crescente erosão e desertificação dos solos; ao sobre pastoreio; à poluição da água; do solo e da atmosfera por substâncias químicas; aos derrames de óleo e de outros poluentes nos mares; ao consumo de alguns animais e plantas.

Existem diversos motivos para preservar, dentre eles podemos destacar:

  • Motivos éticos, pois o ser humano tem o dever moral de proteger outras formas de vida, pois depende delas direta e indiretamente. A fragilidade da vida humana é evidente quando confrontada com possíveis catástrofes antrópicas e naturais,
  • Motivos estéticos, uma vez que as pessoas apreciam a natureza e gostam de ver animais e plantas no seu estado selvagem. Pense em uma residência ou um escritório perto de uma praia limpa e ou uma praia suja, de um morro com mata nativa ou um com plantação ou pastagem. Qual será a preferida pela maioria da população;
  • Motivos econômicos; a diminuição de espécies pode prejudicar atividades já existentes. A biodiversidade fornece o serviço de laboratório através da evolução que fornecem ao ser humano material para produção de remédios, desenvolvimento de sonares e radares, arquitetura, entre outra infinidade de tecnologias que o homem se inspirou ou se apropriou da natureza para seu bem estar;
  • Motivos funcionais da natureza, dado que a redução da biodiversidade leva a perdas ambientais. Isto acontece porque as espécies estão interligadas por mecanismos naturais com importantes funções (ecossistemas), como a regulação do clima; purificação do ar; proteção dos solos e das bacias hidrográficas contra a erosão; controlo de pragas; etc.

Com menor diversidade de espécies a vida na Terra torna-se mais sujeita a alterações ambientais. Pelo contrário, quanto mais rica é a diversidade biológica, maior é a oportunidade para descobertas no âmbito da medicina, da alimentação, do desenvolvimento econômico, e de serem encontradas respostas adaptativas a essas alterações ambientais.

Na Cúpula da Terra que aconteceu no Rio de Janeiro, em 1999, realizou-se a Convenção sobre a Diversidade Biológica. Este foi o primeiro acordo a englobar todos os aspectos da diversidade biológica: genomas e genes, espécies e comunidades, habitats e ecossistemas. Esta Convenção sobre a Diversidade Biológica foi assinada por 155 países e assume três objetivos fundamentais:

  • A conservação da diversidade biológica;
  • A utilização sustentável dos seus componentes;
  • A partilha justa e equitativa dos benefícios provenientes da utilização dos recursos genéticos.

O esforço em salvar determinadas espécies deveria ser reduzido para privilegiar o esforço na tentativa de salvar os habitats. As espécies não sobreviverão sem seus habitats, sem seus elos na cadeia alimentar e com as alterações climáticas que vivenciaremos nas próximas décadas e séculos. Proteger uma espécie carismática como o Urso Polar ou Panda, Baleias é mais fácil que proteger espécies como, por exemplo, a Paca ou o Cachorro-do-mato.

Economia de Água em Condomínios

Estamos desenvolvendo um novo serviço para auxiliar os condomínios e moradores a usar melhor a água, responda abaixo e colabore com o desenvolvimento de nosso serviço.