Tipos de Energia

As formas de energia são: energia física, energia química, energia elétrica, energia atômica. Para as atividades de trabalho, considera-se ainda, a energia humana.

Energia Física

Dentro deste tipo de energia estão a forças físicas ao nosso redor, como a energia hidráulica, a energia mecânica (qualquer tipo de esforço para movimentar ou erguer um objeto). Dentro desta está também à energia cinética e dinâmica dos corpos.

Energia Química

Aqui se encontram a energia da combustão (energia térmica como o uso do vapor), a energia de células fotoelétricas e fotovoltaicas, as energias oriundas das reações químicas.

Na indústria, especialmente no Brasil, a energia química é representada pelos seguintes combustíveis: o óleo diesel – o principal, seguido da gasolina, o gás liquefeito de petróleo e biomassa e derivados.

Estes combustíveis são utilizados em veículos com motores de combustão interna, utilizando-se do processo de combustão que representa o meio para obter calor e, conseqüentemente, energia motriz necessária aos veículos de transporte.

As propriedades que interessam para a utilização do combustível são a composição química, o poder calorífico, a sua decomposição pelo calor, temperatura e velocidade de inflamação, a temperatura teórica de combustão, a quantidade de gases produzidos e quantidade de ar necessário para queimá-lo

Energia Térmica

A energia térmica, como versão da energia através do processo de combustão, é utilizada abundantemente como fonte de calor, na forma de vapor, nos setores industriais, residências entre outros.

A energia térmica na indústria, comumente, provém da queima direta do combustível que pode ser derivados de petróleo, carvão mineral e, no Brasil, é bastante comum o uso de biomassa energética como madeira e bagaço de cana-de-açúcar, utilizando equipamentos como as caldeiras.

Energia Elétrica

Energia representada pela movimentação de elétrons devido à presença de um campo elétrico. Este campo elétrico pode ter sido gerado pela presença de um campo magnético.

Energia Atômica

Consiste no uso controlado das reações nucleares para a obtenção de energia para realizar movimento, calor e geração de eletricidade. Alguns isótopos de alguns elementos apresentam a capacidade de, através de reações nucleares, emitirem energia durante o processo. Existem duas formas de aproveitar a energia nuclear para convertê-la em calor: A fissão nuclear, onde o núcleo atômico se subdivide em duas ou mais partículas, e a fusão nuclear, na qual ao menos dois núcleos atômicos se unem para produzir um novo núcleo.

Energia Humana

O esforço físico resulta de qualquer atividade desenvolvida pelo homem, seja durante o período de descanso até a prática de exercícios pesados. A força muscular do homem, que é a fonte de energia mais antiga utilizada pela sociedade, exerceu destacado trabalho nas sociedades primitivas e continua presente no mercado atual, embora sendo continuamente substituido por processos automáticos. Assim, a energia do esforço humano é outra forma de energia que é acrescida às outras formas energéticas demandadas.

Em termos operacionais, o esforço é caracterizado como trabalho. O trabalho é considerado pesado para qualquer atividade que exija um grande esforço físico, caracterizado por um consumo elevado de energia e severa pressão no coração e pulmões. O consumo de energia e capacidade cardíaca estabelecem limites para a performance sob trabalho pesado, e estas funções são sempre usadas para determinar o grau de severidade em uma tarefa física.

O termo metabolismo é usado para descrever os processos químicos que se desenvolvem continuamente nas células para sobrevivência e demais atividades. O metabolismo básico significa toda energia necessária para os processo vitais como o bombeamento de sangue, metabolismo celular, atividades glandulares e controle da temperatura do corpo. A energia básica necessária depende do tamanho do corpo, sexo, idade, temperatura do corpo e do ambiente e estado de gravidez .

DEMANDA DE ENERGIA PARA A CARGA DE TRABALHO HUMANO / DEMANDA DE ENERGIA

CARGA FÍSICA NO CORPO DO TRABALHADOR*

Menor que 1000 calorias

trabalho leve

De 1000 à 1600 calorias

trabalho moderado

De 1600 à 2000 calorias

trabalho pesado

Maior que 2000 calorias

trabalho muito pesado.

FONTE: FAO, 1990 * Considerando 8 horas de trabalho diário.

 

Economia de Água em Condomínios

Estamos desenvolvendo um novo serviço para auxiliar os condomínios e moradores a usar melhor a água, responda abaixo e colabore com o desenvolvimento de nosso serviço.