Método da Produtividade

O método de produtividade é usado para estimar o valor econômico dos produtos ou serviços ambientais que contribuem para a produção de produtos e serviços comercializados no mercado. É aplicado nos casos em que são usados os produtos ou serviços de um ecossistema, junto com outros insumos para produzir um bem comercializado.

Por exemplo, a qualidade da água afeta a produtividade das culturas agrícolas irrigadas, ou os custos de purificação da água potável. Assim, os benefícios econômicos da melhoria da qualidade da água podem ser medidos pelo aumento das receitas através de uma maior produtividade agrícola, ou a redução dos custos do fornecimento de água potável.

Situação hipotética

Um reservatório que fornece água para o sistema de água potável da cidade está sendo poluído pelo escoamento agrícola. O órgão ambiental quer determinar os benefícios econômicos das medidas para eliminar o dano do escoamento.

Por que usar o método de produtividade?

O método de produtividade foi escolhido porque este é um caso simples, onde a qualidade ambiental afeta diretamente o custo de produção e comercialização da água potável. Este exemplo é um dos casos mais simples, onde a água limpa é um substituto direto para outros insumos de produção, tais como produtos químicos para purificação da água, filtração e outras formas de tratamento.

Assim, os benefícios da melhoria da qualidade da água podem ser facilmente relacionados com a redução de custos de purificação de água.

Aplicação do método de produtividade

Etapa 1:

A primeira etapa é especificar a função de produção de água potável purificada. Esta é a relação funcional entre a entrada de uma quantidade de água numa certa qualidade a partir do reservatório, os produtos químicos e equipamentos de tratamento, e a saída de água potável.

Etapa 2:

A próxima etapa é calcular como o custo da purificação da água muda de acordo com a mudança na qualidade da água do reservatório, através da função de produção estimada na etapa anterior. O pesquisador vai calcular a variação dos níveis de tratamento necessário para os diversos níveis de qualidade da água do reservatório, ligando diferentes níveis de qualidade da água na sua função de produção. Identificando da variação unitária no custo da qualidade, dado cada nível de qualidade identificado, para a quantidade de água a ser tratada.

Etapa 3:

O último passo é estimar os benefícios econômicos da proteção do reservatório do escoamento, em termos de redução dos custos de purificação. Por exemplo, se todo escoamento é eliminado, a água do reservatório necessitará de pouco tratamento e os custos de purificação de água potável serão mínimos. Isto pode ser comparado com o custo de purificação da água, onde o escoamento não é controlado. A diferença nos custos de purificação é uma estimativa dos benefícios da eliminação de escoamento. Da mesma forma, podemos estimar os benefícios para os diferentes níveis de redução do escoamento. Esta etapa requer informações sobre o sucesso previsto de ações para reduzir o escoamento, em termos de diminuição do escoamento superficial e as mudanças decorrentes da qualidade da água do reservatório.

Como os resultados podem ser usados?

Os resultados da análise podem ser usados para comparar os benefícios de atingir diferentes níveis de qualidade da água no reservatório, com o custo de programas para reduzir ou eliminar o escoamento de poluentes, e assim melhorar a qualidade da água.

Aplicando o método de Produtividade

Para aplicar o método de produtividade, os dados devem ser coletados a respeito de como as mudanças na quantidade e qualidade dos recursos naturais afetam:

  • custos de produção para o bem final
  • oferta e demanda para o bem final
  • oferta e demanda de outros fatores de produção

Estas informações são usadas para ligar os efeitos das mudanças na quantidade ou qualidade do recurso às mudanças no excedente do consumidor e / ou excedente do produtor e, assim, estimar os benefícios econômicos.

O método é mais facilmente aplicado em dois casos específicos:

Casos em que o recurso em questão é um substituto perfeito para as outras entradas. Por exemplo, o aumento da qualidade da água num reservatório significa que é necessário menos de cloro para o tratamento da água. Neste caso, um aumento na quantidade ou qualidade do recurso resultará na diminuição dos custos para as outras entradas. Assim, neste exemplo, os benefícios de aumento de qualidade da água podem ser medidos diretamente pela diminuição dos custos de cloração.

Casos em que apenas os produtores se beneficiam das alterações na quantidade ou qualidade do recurso. Os consumidores não são afetados. Por exemplo, a melhoria da qualidade da água de irrigação pode levar a uma maior produtividade das culturas agrícolas, mais produtos são produzidos na mesma quantidade de terra. Se o preço das colheitas para os consumidores do mercado não muda, os benefícios podem ser estimados a partir de mudanças no excedente do produtor resultantes do aumento da renda das outras entradas. Assim, neste exemplo, os lucros por área irá aumentar e este aumento pode ser utilizado para estimar as vantagens de uma melhor qualidade da água de irrigação.

Economia de Água em Condomínios

Estamos desenvolvendo um novo serviço para auxiliar os condomínios e moradores a usar melhor a água, responda abaixo e colabore com o desenvolvimento de nosso serviço.