Método de Custos Evitados, Substituídos, Reposição

Os Métodos de Custos Evitados, Custos de Reposição e Custo de Substituição são métodos relacionados que ajudam a estimar os valores dos serviços dos ecossistemas com base, respectivamente, na identificação dos custos para evitar danos ambientais devido aos serviços perdidos, os custos de substituição dos serviços ambientais ou os custos da prestação de serviços substitutos. Estes métodos assumem que os custos para evitar danos ou substituir ou repor os serviços ambientais fornecem estimativas úteis do valor desses ecossistemas ou serviços. Esta abordagem está baseada no pressuposto de que, se as pessoas incorrem em custos para evitar os danos causados pela perda de serviços ambientais, ou para substituir estes serviços, esses serviços devem valer pelo menos o que as pessoas pagam para substituí-los. Assim, estes métodos são mais apropriadamente aplicados em casos em que os danos ou os gastos de substituição ocorreram ou acontecerão.

Alguns exemplos de casos em que estes métodos podem ser aplicados incluem:

  • Valorar a melhoria na qualidade da água através da medição do custo de controle de emissões de efluentes.
  • Valorar os serviços de uma floresta para proteção contra erosão, medindo o custo de remoção de sedimentos erodidos de áreas a jusante.
  • Valorar os serviços de floresta tropical para purificação de água, medindo o custo de filtragem e tratamento químico da água.
  • Valorar serviços do mangues para proteção de tempestade medindo o custo de construção dos muros de arrimo.
  • Valorar os habitats dos peixes e dos serviços de berçário, medindo o custo de criação de peixes.

Situação hipotética

O órgão ambiental está planejando restaurar algumas áreas de mangue degradadas, a fim de melhorar a sua capacidade de proteger a área do entorno de inundações. A agência quer valorizar os benefícios de uma melhor proteção contra inundações.

Por que usar este método?

A escolha deste método teve influência nos objetivos pretendidos que era de proteger a área do entorno de inundações e na limitação do orçamento disponível que não permite um estudo amplo de avaliação, sendo assim, este método baseado nos custos pode ser o método mais fácil e menos dispendioso de aplicar neste caso.

Aplicação dos métodos baseados nos custos.

Etapa 1:

Primeiramente devemos realizar uma avaliação ecológica dos serviços de proteção contra inundações prestadas pelas áreas de mangue. Essa avaliação vai determinar o nível atual de proteção contra enchentes e o nível esperado de proteção, no caso das áreas de mangue serem totalmente restauradas.

Etapa 2:

Esta etapa depende do método específico escolhido. O método de custo evitado danos pode ser aplicado usando duas abordagens diferentes.

Uma abordagem é usar a informação sobre a proteção contra cheias obtido na primeira etapa para estimar os danos ao patrimônio se ocorressem inundações. Neste caso, o pesquisador deve estimar, através de valores monetários, os danos prováveis de propriedade, caso a área de mangue não esteja restaurada.

A segunda abordagem seria determinar se os proprietários da área do entorno do mangue gastaram dinheiro para proteger suas propriedades da possibilidade de danos causados pelas inundações, por exemplo, a compra de seguro adicional ou reforçando a estrutura dos imóveis. Estes gastos de proteção seriam somados ao longo de todas as propriedades afetadas para fornecer uma estimativa dos benefícios do aumento da proteção contra inundações. No entanto, não é de se esperar que as duas estimativas produzam o mesmo resultado. Seria de esperar que, se os custos de prevenção fossem menores que os possíveis danos, as pessoas iriam pagar para evitar esses danos.

O método do custo de reposição é aplicado para estimar os custos de substituição dos serviços ambientais afetados. Neste caso, os serviços de proteção contra as enchentes podem não serem totalmente substituídos, sendo assim este método não seria útil nesse caso. O método do custo de substituição é aplicado para estimar os custos da prestação de um substituto para os serviços afetados. Por exemplo, neste caso, um dique de contenção pode ser construído para proteger as propriedades próximas das áreas de inundações. O pesquisador poderia assim estimar o custo de construção e manutenção do dique. O pesquisador deveria também identificar se as pessoas estariam dispostas a aceitar o dique no lugar de um mangue restaurado.

Como os resultados podem ser usados?

Os valores dos danos materiais evitados, ou da substituição da prestação de serviços de proteção contra inundações fornecem estimativas dos benefícios da restauração das áreas de mangues para proteção contra inundações, e podem ser comparados com os custos de restauração para determinar se vale a pena restaurar os serviços de proteção contra as cheias.

Economia de Água em Condomínios

Estamos desenvolvendo um novo serviço para auxiliar os condomínios e moradores a usar melhor a água, responda abaixo e colabore com o desenvolvimento de nosso serviço.