I

IBAMA: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, órgão executor da Política de Meio Ambiente em nível nacional. Criado em 1989 (Lei n.° 7735) e regulamentado pelo Decreto n.° 97946, de 11 de julho de 1989.

Impacto Ambiental: Qualquer alteração das propriedades físico-químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam a saúde, a segurança e o bem-estar da população, as atividades sociais e econômicas, a biota, as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente, enfim, a qualidade dos recursos ambientais.

Indenização: Expressa o ressarcimento pecuniário e constitui a derradeira forma de reparação de danos ambientais, empregável exclusivamente em duas hipóteses: a) demonstração de impossibilidade técnica de a reparação ambiental ser obtida através da restauração, recuperação e compensação; e b) ressarcimento de danos ambientais extrapatrimoniais, inclusive morais de natureza difusa. Nesse caso, os valores deverão ser revertidos ao Fundo de Interesses Difusos, posição que vem sendo firmada pelo Superior Tribunal de Justiça.

Indicador de sustentabilidade: Valor que serve de medida do grau de sustentabilidade do uso dos recursos ambientais, dividindo-se em três grupos principais: (1) os indicadores de resposta social (que indicam as atividades que se realizam no interior da sociedade - o uso de minérios, a produção de substâncias tóxicas, a reciclagem de material); (2) os indicadores de pressão ambiental (que indicam as atividades humanas que irão influenciar o estado do meio ambiente - níveis de emissão de substâncias (tóxicas), e  (3) os indicadores de qualidade ambiental (que indicam o estado do meio ambiente - a concentração de metais pesados no solo, os níveis pH nos lagos.

Inflamabilidade: Característica de uma substância, ou material, de se inflamar. Como regras gerais citam-se, como propriedades normatizadas dessas substâncias: as líquidas com ponto de fulgor inferior a 60ºC; as não líquidas e capazes, sob condições específicas, de produzirem fogo por fricção, absorção de umidade ou por alterações químicas espontâneas e, quando inflamadas, queimarem vigorosa e persistentemente, dificultando a extinção do fogo; as oxidantes que podem liberar oxigênio resultando, pois, em estímulo à combustão aumentando a intensidade do fogo em outro material, e as gasosas comprimidas inflamáveis (adaptado da Norma NBR 10.004).

Instrumento de política ambiental: Mecanismos de que se vale a Administração Pública para implementar e perseguir os objetivos da política ambiental, podendo incluir os aparatos administrativos, os sistemas de informação, as licenças e autorizações, pesquisas e métodos científicos, técnicas educativas, incentivos fiscais e outras econômicas, relatórios informativos, etc..

Interdisciplinaridade: Segundo nível de associação entre disciplinas, em que a cooperação entre as várias disciplinas provoca intercâmbios reais, existe reciprocidade e enriquecimento mútuo.

Inventário florestal: Atividade que compreende a descrição de uma população florestal previamente definida. O caráter de posse, estimativas que demonstram qualitativa e quantitativamente o povoamento (Portaria Normativa IBDF 302/84).

IPCC: Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima, estabelecido em 1988 pela Organização Meteorológica Mundial - OMM - e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - PNUMA; estuda, discute e orienta a implementação da Convenção do Clima e do Protocolo de Kyoto.

ISO (International Organization for Standardization): Organização Internacional de Padronização, fundada em 1947 e sediada em Genebra, Suíça, formada pelos representantes de mais de 120 países. É responsável pela elaboração e difusão de normas internacionais em todos os domínios de atividades, exceto no campo eletro-eletrônico, que é de responsabilidade da IEC (International Eletrotechnical Commission). Dentre as centenas de normas elaboradas pela ISO, de interesse para área ambiental são a série ISO-9000, de gestão da qualidade de produtos e serviços, e a série ISO-14000, de sistemas de gestão ambiental.

ISO 9000: Conjunto de normas relacionadas à padronização da qualidade de produto independentemente do tipo de atividade, o tamanho ou o caráter, público ou privado; abrange quatro grupos de normas: 9001; 9002; 9003 e 9004.

ISO 14000: É uma série de normas desenvolvidas pela International Organization for Standardization (ISO), que estabelecem diretrizes sobre a área de gestão ambiental dentro de empresas.

Economia de Água em Condomínios

Estamos desenvolvendo um novo serviço para auxiliar os condomínios e moradores a usar melhor a água, responda abaixo e colabore com o desenvolvimento de nosso serviço.