F

Faixa Marginal de Proteção: As Faixas Marginais de Proteção de rios, lagos, lagoas e reservatórios d’água são faixas de terra necessárias à proteção, à defesa, à conservação e operação de sistemas fluviais e lacustres, determinadas em projeção horizontal e considerados os níveis máximos de água (NMA), de acordo com as determinações dos órgãos Federais e Estaduais competentes (Lei Estadual N ° 1.130/87).

Fator de Emissão: Densidade de um determinado poluente contido no material liberado para o ambiente. Usualmente é dado em unidades de massa de poluente por unidade de volume liberado (i.e. miligramas de poluente por litro de rejeito ou mg/l).

Fauna: Conjunto das espécies animais de um país, região, distrito, estação ou, ainda, período geológico. A existência e conservação da fauna estão vinculadas à conservação dos respectivos habitats.

Fauna Silvestre: Todos os animais que vivem livres em seu ambiente natural.

Flora: Reino vegetal. Conjunto da vegetação de um país ou de uma região.

Floresta Nativa: Formação vegetal predominantemente lenhosa, ou seja, arbórea e arbustiva-arbórea, bem como as fases sucessoras dessas formações vegetais, desde que formadas por espécies de ocorrência natural no Estado.

Floresta Secundária: Vegetação com formação de porte e estrutura diversa, onde se constata modificação na sua composição, que na maioria das vezes, devido à atividade do homem, apresenta-se em processo de degradação ou mesmo em recuperação (Portaria Normativa IBAMA 83/91).

Floresta Tropical: Área florestal com grande ocorrência de chuva. As florestas tropicais são úmidas e quentes e abrigam diversos tipos de animais a plantas. As florestas tropicais abrigam mais da metade de todas as espécies de plantas e animais da Terra e estão localizadas próximas ao Equador na América do Sul, América Central, Ásia e África. A maior floresta tropical é a Amazônica.

Florestamento: Replantio e recomposição de área florestada que perdeu suas características originais, seja por ação natural, seja por ação antrópica (causada pelo homem).

FMP: Ver Faixa Marginal de Proteção.

Fonte: Ponto no solo ou numa rocha de onde a água flui naturalmente para a superfície do terreno ou para uma massa de água.

Fonte de Contaminação: Local onde foi gerada a contaminação ou onde funciona ou funcionou uma atividade potencialmente contaminadora.

Foz: Ponto mais baixo no limite de um sistema de drenagem (desembocadura). Extremidade onde o rio descarrega suas águas no mar.

Fragilidade Ambiental: O conceito relacionado à susceptibilidade do meio ambiente a qualquer tipo de dano, inclusive à poluição. Daí a definição de ecossistemas ou áreas frágeis.

Fragmentação: Todo processo de origem antrópica que provoca a divisão de ecossistemas naturais contínuos em partes menores instaladas.

Fragmento: Remanescente de ecossistema natural isolado em função de barreiras antrópicas ou naturais.

Funções ecossistêmicas: Podem ser definidas como as constantes interações existentes entre os elementos estruturais de um ecossistema, incluindo transferência de energia, ciclagem de nutrientes, regulação de gás, regulação climática e do ciclo da água” (Daly & Farley, 2004).

Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA): Criado pela Lei n.° 7.797, de 10 de julho de 1989, destina-se a apoiar projetos em diferentes modalidades, que visem ao uso racional e sustentável de recursos naturais, de acordo com as prioridades da política nacional do meio ambiente, incluindo a manutenção e a recuperação da qualidade ambiental.

Economia de Água em Condomínios

Estamos desenvolvendo um novo serviço para auxiliar os condomínios e moradores a usar melhor a água, responda abaixo e colabore com o desenvolvimento de nosso serviço.