E

Ecologia: Ciência que estuda as relações dos seres vivos entre si e com o ambiente que os cerca.

Economia ambiental: Abordagem econômica da ecologia (está baseada no conceito de crescimento econômico), aplica aos problemas ecológicos as ferramentas da economia neoclássica. Olha o meio ambiente, mas seu propósito é internalizá-lo no cálculo econômico. Ou seja, valorá-lo monetariamente: dar aos preços a condição de refletir valores hipotéticos, baseados no mercado, para serviços e funções da natureza.

Economia ecológica: Abordagem ecológica da economia (está baseada no conceito de desenvolvimento sustentável), atribui à natureza a condição de suporte insubstituível de tudo o que a sociedade pode fazer e tem como propósito dizer em que medida o uso da natureza pode ser feito sustentavelmente, vendo a economia humana como parte do todo maior que é a natureza e que a essa se submete de uma forma ou de outra.

Ecossistema: Um complexo dinâmico de comunidades vegetais, animais e de microorganismos e o seu meio inorgânico que interagem como uma unidade funcional. (Resolução CONAMA nº 305, de 12 de junho de 2002).

Edáfico: Pertencente ou relativo ao solo.

Educação Ambiental: Todo processo educativo, que utiliza metodologias diversas, alicerçadas em base científica, com o objetivo de formar indivíduos capacitados a analisar, compreender e julgar problemas ambientais, na busca de soluções que permitam ao homem coexistir de forma harmoniosa com a natureza.

Efeito Ambiental: Alteração nas características e na qualidade do meio ambiente produzida por ação humana.

Efluente: Geralmente são substâncias líquidas ou gasosas produzidas por indústrias ou resultantes dos esgotos domésticos urbanos, que fluem de sistemas de coleta, de transporte, assim como de tubulações, canais, reservatórios, elevatórias ou de sistemas de tratamento, lançados no meio ambiente.

Efluente Industrial: Porção líquida ou pastosa, gerada nos processos produtivos que utilizam água como insumo. Despejos líquidos provenientes do estabelecimento industrial, compreendendo efluentes de processo industrial, águas residuárias e esgoto doméstico.

Empreendimento: Atividade pública ou privada que cause ou possa causar alteração sobre o meio ambiente.  Abrange as empresas, o manejo de recursos naturais e outras ações humanas. Um empreendimento empresarial pode realizar uma ou mais atividades.

Endêmica: Espécie de ocorrência limitada a certos ambientes ou com alto-ecologia restrita e um habitat específico.

Endemismo: Espécie nativa, restrita a uma determinada área geográfica (Resolução CONAMA 012/94). O endemismo permite estudar ecossistemas antigos que sobreviveram até os dias de hoje.

Entorno: Área ao redor de um território demarcado. É determinado por constituir espaço ambiental ou por apresentar homogeneidade de funções.

Entorno de Unidades de Conservação: Área de cobertura vegetal contígua aos limites de Unidades de Conservação, definida em seu respectivo Plano de Manejo, Zoneamento Ecológico-Econômico ou Plano Diretor (Resolução CONAMA 010/93).

Equidade Intergeracional: O conceito se firma sobre 3 princípios: 1)Principio da conservação de opções: cada geração deve conservar a diversidade da base dos recursos naturais, sem diminuir ou restringir as opções de avaliação das futuras gerações na solução de seus problemas e na satisfação de seus valores, e que deve ser comparável com a diversidade que foi usufruída pelas gerações antecedentes; (2)Principio da conservação da qualidade: exige-se de cada geração que mantenha a qualidade do planeta para que seja transferida nas mesmas condições em que foi recebida, bem como a qualidade do planeta que seja comparável àquela usufruída pelas gerações passadas; (3) Principio da conservação do acesso: cada geração deveria prover seus membros com direitos iguais de acesso ao legado das gerações passadas e conservar o acesso para as gerações futuras.

Equilíbrio Ecológico: Acontece quando a população de espécies possui tamanho estável, ou seja, as taxas de mortalidade e emigração são compensadas pela taxa de natalidade e imigração. Equilíbrio de fluxo de energia em um ecossistema.

Escoamento Superficial: Parte da precipitação da chuva que escoa pela superfície do solo, antes de atingir o corpo d'água. (Lei nº 9.860, de 12 de agosto de 1986)

Esgotamento Sanitário: Sistema de coleta, transporte e tratamento do esgoto, com disposição adequada do efluente tratado.

Esgoto Doméstico: Efluentes líquidos dos usos domésticos da água. Estritamente falando, podem ser decompostos em águas cloacais e águas resultantes de outros usos.

Esgoto Sanitário: Efluentes líquidos que contêm pequena quantidade de esgotos industriais e águas de infiltração provenientes do lençol freático.

Esgoto Séptico: Esgoto sanitário em plena fase de putrefação com ausência completa de oxigênio livre.

Espécie: Conjunto de indivíduos semelhantes, capazes de se reproduzir, produzindo descendentes férteis. É uma categoria da classificação biológica subordinada imediatamente ao gênero ou subgênero.

Espécie Ameaçada de Extinção: Espécie vulnerável; espécie cuja população total está declinando rapidamente e pode desaparecer em áreas específicas ou em seu todo, como resultado de ações diretas ou indiretas do homem.

Espécie Endêmica: Diz-se de uma espécie cuja distribuição esteja limitada a uma zona geográfica definida.

Espécie Exótica ou Alóctone: Planta ou animal introduzido em uma área onde não existia originalmente. Várias espécies de importância econômica estão nessa categoria.

Espécie Indicadora: Espécie cuja presença indica a existência de determinadas condições no ambiente em que ocorre (Resolução CONAMA 012/94).É usada para identificar as condições ou mudanças ecológicas num ambiente determinado.

Espécie Nativa: Espécie que ocorre naturalmente na região.

Estação Ecológica: Áreas representativas de ecossistemas destinadas à realização de pesquisas básicas e aplicadas de ecologia, à produção do ambiente natural e ao desenvolvimento da educação conservacionista. Nas áreas circundadas às estações ecológicas, num raio de 10 quilômetros, qualquer atividade que possa afetar a biota ficará subordinada às normas editadas pelo CONAMA. Têm o objetivo de proteger amostras dos principais ecossistemas, equipando estas unidades com infra-estrutura que permita às instituições de pesquisas fazer estudos comparativos ecológicos entre áreas protegidas e as que sofreram alteração antrópica.

Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA): Constitui um dos instrumentos da política Nacional do Meio Ambiente e foi instituído pela Resolução CONAMA  nº 001 de 23/01/1986. Atividades utilizadoras de Recursos Ambientais consideradas de significativo potencial de degradação ou poluição dependerão do Estudo Prévio de Impacto Ambiental (EIA) e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) para seu licenciamento ambiental.

Eutrofização: Fenômeno pelo qual a água é acrescida, principalmente, por compostos nitrogenados e fosforados. Ocorre pelo depósito de fertilizantes na água, utilizados na agricultura ou de lixo e esgotos domésticos, além de resíduos industriais como o vinhoto, oriundo da indústria açucareira. Isso promove o desenvolvimento de uma superpopulação de microorganismos decompositores, que consomem o oxigênio, acarretando a morte das espécies aeróbicas, por asfixia. A água passa a ter presença predominante de seres anaeróbicos que produzem o ácido sulfídrico (H2S), com odor semelhante ao de ovos podres.

Extrativismo: Sistema de exploração baseado na coleta e extração, de modo sustentável, de recursos naturais renováveis.    

Economia de Água em Condomínios

Estamos desenvolvendo um novo serviço para auxiliar os condomínios e moradores a usar melhor a água, responda abaixo e colabore com o desenvolvimento de nosso serviço.