B

Bacia Hidrográfica: Toda a área de terra drenada pelas águas de um rio principal e de seus afluentes.

Balneabilidade: É a medida das condições sanitárias das águas destinadas à recreação de contato primário. A balneabilidade é feita conforme a Resolução CONAMA 274, de 29 de novembro de 2000.

Barreira Ecológica: Obstáculos naturais ou artificiais que possam isolar ou dividir um ou mais sistemas ambientais, impedindo assim as migrações, trocas e interações entre eles; por exemplo, rodovias que dividem florestas.

Base Cartográfica: Mapas, cartas ou plantas que representam os aspectos naturais e artificiais de um determinado espaço geográfico.

Batimetria: Medição ou informações derivadas das medidas de profundidade da água em oceanos, mares ou lagos.

Bens ambientais: Bens jurídicos coletivos, que compreendem elementos setoriais do meio ambiente globalmente considerado, tais como a água salubre, a qualidade do solo, a flora, a fauna, ar atmosférico, a paisagem

Biodegradação: Decomposição realizada por processos biológicos naturais (microorganismos, bactérias). Substâncias que podem ser decompostas por este processo são chamadas de biodegradáveis.

Biodegradável: Substância que se decompõe pela ação de seres vivos.

Biodiversidade: Todas as espécies de plantas e animais e de seus ambientes naturais, existentes em uma determinada área.

Bioindicadores: São organismos que ajudam a detectar diversos tipos de modificações ambientais antes que se agravem e ainda antes da determinação da poluição que possa afetar um ecossistema.

Biótico: É o componente vivo do meio ambiente. Inclui a fauna, flora, vírus, bactérias, etc.

Bioma: Conjunto de vida (vegetal e animal) constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escala regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, o que resulta em uma diversidade biológica própria (IBGE).

Biossimplificação: resultado da substituição da diversidade biológica natural, que ao sofrer uma redução, em face de perturbações impostas ao ecossistema, tende ao estabelecimento de um limitado número de espécies generalistas e / ou exóticas. A eliminação de várias espécies, que desempenham funções essenciais na ecologia das florestas, provocada pela caça de subsistência ou pela redução da área de ambiente natural efetivamente disponível, resulta em modificações significativas nas comunidades florísticas e faunísticas, quase sempre na direção de um sistema biossimplificado (Fonseca et. al, 1997).

Biota: conjunto da flora e fauna, incluídos os microrganismos, característico de uma determinada região e considerado uma unidade do ecossistema; LEI Nº 13.798, DE 9 DE NOVEMBRO DE 2009 (Política Estadual de Mudanças Climáticas).

 

Economia de Água em Condomínios

Estamos desenvolvendo um novo serviço para auxiliar os condomínios e moradores a usar melhor a água, responda abaixo e colabore com o desenvolvimento de nosso serviço.